domingo, 2 de maio de 2021

#20 - Fechamento Abril/2021 - R$ 176.603,49 (+ 16,66%)


R$ 39 mil de aumento de patrimônio de um mês para o outro??? Que boom foi esse, meus amigos? A carteira está bombando, mas tem um motivo desse aumento tão expressivo assim. Estava ansioso para compartilhar a atualização desse mês com vocês. Senta que lá vem a história!

Mês passado eu fiz a atualização de maneira tão apressada e com base apenas na minha planilha, que acabei esquecendo um detalhe que fez total diferença: as ações da Eneva tiveram um desdobramento 1:3 no mês de março e eu simplesmente não cadastrei na planilha. Por isso o patrimônio do mês passado tinha fechado em R$ 137 mil, mas na verdade o valor correto foi R$ 151 mil. Por essa razão resolvi os gráficos desse mês vai diferir do gráfico utilizado no fechamento de março pois eu corrigi o valor do patrimônio do mês passado na minha planilha.

Como se não bastasse, esse mês tivemos outro desdobramento: as ações da Shulz tiveram um desdobramento 1:2 e com isso o patrimônio deu mais um boom, somado às valorizações que tivemos esse mês.

Uma conjunção de fatores perfeitos que fizeram a carteira dar uma deslanchada e atingir o seu maior valor patrimonial desde o início dessa jornada. Em apenas 1 quadrimestre a meta anual de 2021 que era de 172k já foi batida e, torço eu para que seja superada com folga! Será que dá pra sonhar em bater a meta de 2022 (219k) ainda esse ano? 😂Se eu conseguir repetir a rentabilidade que tive de janeiro até abril até o final do ano, tem tudo para atingir a marca. Torcer pra não acontecer nenhuma catástrofe política no país que derrube a Bolsa novamente \o/

Como as ações da Shulz estavam representando uma porcentagem muito grande do meu portfólio, fiz uma realocação interna no portfólio, vendendo cerca de R$ 7.500 de SHUL4 e comprando tudo em BRSR6, a ação, ao meu ver, com maior gap entre o preço justo e a cotação atual. Como alguns já devem ter percebido, sou muito racional com minhas decisões. A ideia é sempre vender o que está mais valorizado para comprar o que mais se desvalorizou, a fim de maximizar a rentabilidade da carteira como um todo.

Outro movimento que decidi fazer esse mês foi encerrar minha posição em Hering (HGTX3). Já fazia um tempo que queria vender essas ações e a oportunidade veio. As ações valorizaram cerca de 72% no mês de abril depois da notícia da aquisição pelo grupo Soma (SOMA3). Com isso, acabei voltando ao positivo no papel e encerrei a posição com um lucro de R$ 1.800. O montante total, de cerca de R$ 11.500 foi dividido entre ALSO3 e TRIS3.

Ainda pretendia fazer um rebalanceamento também com as ações da FESA4 que já representam 17% do meu patrimônio. De acordo com a minha estratégia, nenhuma ação pode representar mais do que o dobro do planejado. Mas como já tinha vendido quase R$ 20 mil, essa operação vai ficar para o próximo mês, pra evitar cair nas garras do leão.

O quadro geral do portfólio no mês de março foi o seguinte:



Destaques do Mês

No mês atual as minhas maiores valorizações foram nas ações da SHUL4 (+52%), FESA4 (+29%) e RANI3 (+25%). Já as ações que mais sofreram com as quedas deste mês foram ENEV3 (-12%), ALSO3 (-7%) e POMO3 (-2%).

No total foram recebidos R$ 367,85 em proventos de TGMA3 e CGRA4. Foram somados ao dinheiro que estava parado na conta da corretora desde janeiro e foi utilizado para rebalancear o patrimônio.

Segue o balanço dos proventos recebidos desde o início da carteira



O resumo do mês de Abril ficou da seguinte forma:

Total da carteira: R$ 176.603,49 
Total de proventos recebidos: R$ 4.192,48
Saldo devedor do empréstimo: (R$ 87.916,80)
Valor total das parcelas pagas (20 de 96)(R$ 35.000)

Grau de alavancagem financeira: 0,50x

Valor líquido da carteira: R$ 58.582,96



Valor de uma carteira tradicional: R$ 48.866,36

Confesso que essa seção da atualização é a que mais me interessa ver todo fechamento. É como se fosse um benchmark que eu preciso superar todos os meses e é o que significa que meu plano está no ritmo certo.

Na atualização do mês passado eu falei sobre o comentário de um leitor e tinha dito que tão logo algumas das minhas ações recuperassem seu preço, acreditaria que a estratégia da alavancagem voltaria a se sair vencedora sobre a estratégia tradicional de aportes. E foi o que aconteceu esse mês. Com a valorização expressiva de algumas das ações e alguns desdobramentos que aconteceram surgiu uma leve vantagem da estratégia da alavancagem, que agora está quase 10k a frente. Essa diferença já chegou a ser de +35k a favor da alavancagem, como também já ficou numa desvantagem de -24k. Portanto, ainda é cedo para comemorar e tirar conclusões precipitadas. Como já disse aqui nesse blog por diversas vezes, a minha estratégia envolve muita paciência e agora é que chegamos no mês 20 do plano. Ainda faltam 76 meses (ou 6 anos e 4 meses). Vamos em frente!

Por fim, a planilha de cotas do ilustre Além da Poupança:




Até o próximo fechamento!

_______________________________________________________________________________________________________
Informo que não sou analista de investimentos e não tenho qualquer formação ou certificação na área. Este espaço é apenas um blog pessoal. De nenhuma forma esta postagem destina-se a indicar recomendações de compra, venda ou manutenção de qualquer um dos ativos listados ou omitidos. Portanto, não faça operações baseado em informações desta postagem nem de seus comentários. Lembre-se que esta postagem foi feita por uma pessoa comum, assim como você. A responsabilidade pelo resultado de seus investimentos é exclusivamente sua. Então estude, dedique-se e tire suas próprias conclusões. Você tem capacidade para isso.

6 comentários:

  1. Grande Endividado, que de endividado não tem nada, pois a carteira está decolando mais que o Elon Musk hehe Que fechamento hein, broh! Um susto que vale a pena correr, imagino tua cara ao perceber que "errou" ao contabilizar o desdobramento e na verdade era bem mais... top!

    E pelo amor de Deus, as garras do leão ninguém merece, vamos fugir delas!!!

    Abraços, meu mano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, One! Cara, eu confesso que foi um susto bom mesmo. Eu já tinha ficado meio encucado no mês passado porque tinha visto a valorização expressiva da maioria das ações da carteira e, do nada, no fechamento, a subida nem tinha sido tão grande assim. Quando eu descobri o erro, bateu um certo alívio! Abraços!

      Excluir
  2. Olá Endividado!

    Surpresa boa essa! 🚀🚀🚀
    A tua rentabilidade histórica está excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Axe. 67% em menos de 2 anos de carteira, e com uma pandemia no meio, tem sido surpreendente. Vamos ver até onde isso se mantém.

      Excluir
  3. Parabéns pelo blog e pela estrategia. Vc tem seguido a carteira de small caps da suno research?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anom! Sigo sim. Não integralmente, porque algumas ações da carteira não me apetecem muito, mas no geral eu sigo a carteira deles.

      Excluir