sexta-feira, 2 de abril de 2021

#19 - Fechamento Março/2021 - R$ 137.320,24 (+ 10,52%)


Finalmente voltando aqui após 3 meses parados para tirar a poeira do blog e retomar as postagens. Peço desculpas peça ausência. E vamos ao fechamento de março!

"Seja gentil com as pessoas. Ninguém está bem". É com essa frase que eu começo a postagem de hoje. É um sentimento que eu tenho em mim e tenho visto nas pessoas. Andei esses dois últimos meses um pouco desanimado por conta dessa situação que estamos vivendo. Quando finalmente começamos a ver uma luz no fim do túnel, a situação da pandemia no Brasil piorou violentamente, a situação de vulnerabilidade econômica das pessoas idem e isso me deixa um pouco triste com nosso país, que é tão rico e poderia ser tão menos desigual do que é hoje em dia. Tenho percebido que o ritmo de postagens na finansfera como um todo também tem caído bastante. Algumas pessoas estão meio "away" e creio que muitas devem estar passando pela mesma situação. Enfim, seja gentil com as pessoas.

Continuei fazendo meus fechamentos mensais e salvando tudo para postar depois quando desse coragem e cá estou eu, trazendo as atualizações de Janeiro, Fevereiro e Março de uma só vez.

O início do ano foi bastante conturbado e em janeiro e fevereiro meu patrimônio chegou a cair 14%, mostrando uma forte recuperação agora em março, mas ainda insuficiente para recuperar as perdas desde o começo do ano. Mas sigamos em frente que o ano é longo ainda.

O quadro geral do portfólio no mês de março foi o seguinte:



Destaques do Mês

No mês atual as minhas maiores valorizações foram nas ações da LEVE3 (+35%), SCAR3 (+22%) e ALSO3 (+21%). Já as ações que mais sofreram com as quedas deste mês foram RANI3 (-8%) e TGMA3 (-8%).

No total foram recebidos R$ 220,24 em proventos de BRSR6, RANI3 e SHUL4. Juntamente com os proventos de janeiro e fevereiro, estão na conta da corretora aguardando o próximo rebalanceamento de carteira.

Segue o balanço dos proventos recebidos desde o início da carteira


O resumo do mês de março ficou da seguinte forma:

Total da carteira: R$ 137.320,24 
Total de proventos recebidos: R$ 3.824,63
Saldo devedor do empréstimo: (R$ 87.916,80)
Valor total das parcelas pagas (19 de 96)(R$ 33.250)

Grau de alavancagem financeira: 0,64x

Valor líquido da carteira: R$ 19.978,07



Valor de uma carteira tradicional: R$ 36.961,54

Gostei de um comentário de um leitor na postagem de fevereiro que falou o seguinte "Muito Obrigado pelas postagens! Sempre acompanho. E me ajuda a ter certeza que investimentos mensais, sem pegar empréstimo é muito mais eficiente. Obrigado pelas postagens. e boa sorte na Jornada."

Eu me sinto muito feliz quando leio esses comentários, porque saber que, de alguma forma ou de outra, minha jornada está ajudando a jornada de outras pessoas, ainda que tenhamos estratégias diferentes, me dá um sentido para manter as postagens do blog.

Mas entrando no mérito do comentário do colega, por um lado tenho que concordar com ele. É evidente que desde o início da pandemia a estratégia de aportes mensais tradicional tem sido muito mais eficiente do que a estratégia da alavancagem financeira. Entretanto, considero que minha carteira passou por uma "tempestade perfeita". Logo após o começo do projeto a pandemia veio e derrubou a cotação de todas as ações e da carteira como um todo. Até o presente momento, se formos olhar o portfólio, apenas 5 das 15 ações da carteira voltaram ao campo positivo, algumas estando ainda bastante negativa pois estão em setores econômicos que ainda vão demorar a se recuperar.

Portanto, apesar de reconhecer a verdade no comentário do nosso colega, sigo confiante na minha tese de investimentos e acredito que, tão logo a situação econômica do país melhor, a situação das estratégias se inverta e a da alavancagem financeira passe novamente à dianteira. É algo que só o tempo dirá! Mas muito obrigado pela participação, caro leitor!

Por fim, a planilha de cotas do ilustre Além da Poupança:




Até o próximo fechamento!

_______________________________________________________________________________________________________
Informo que não sou analista de investimentos e não tenho qualquer formação ou certificação na área. Este espaço é apenas um blog pessoal. De nenhuma forma esta postagem destina-se a indicar recomendações de compra, venda ou manutenção de qualquer um dos ativos listados ou omitidos. Portanto, não faça operações baseado em informações desta postagem nem de seus comentários. Lembre-se que esta postagem foi feita por uma pessoa comum, assim como você. A responsabilidade pelo resultado de seus investimentos é exclusivamente sua. Então estude, dedique-se e tire suas próprias conclusões. Você tem capacidade para isso.

8 comentários:

  1. Recuperada forte, mas ainda temos chão pra percorre.

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Também sigo acompanhando, espero que consiga ter disciplina para que todos possam ver o final dessa história.

    Infelizmente estou do lado dos que acreditam que é impossível uma carteira alavancada dar retornos positivos com a taxa de juros que você pegou, mas realmente fico feliz de ver que tem pessoas como você, dispostas a compartilhar essa experiência.

    Se conseguir manter as postagens constantes, acho que o seu "case" irá beneficiar todo mundo que acompanha.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, anom! No fim das contas, no mínimo terei aprendido uma lição (custosa, talvez rsrsrs)

      Excluir
  3. Estou acompanhando, estou torcendo pra voce ter bons resultados nessa alavancagem...

    ResponderExcluir
  4. Está voando, meu brother Endividado! Março decolou hein

    ResponderExcluir