terça-feira, 1 de setembro de 2020

#12 - Fechamento Agosto/2020 - R$ 123.923,31 (- 0,53%)



Um ano de projeto! Só tenho o que comemorar, apesar de todos os percalços recentes e do mês de rentabilidade fraca. Confira o fechamento do mês (dessa vez em dia! rsrsrs)


Quem diria que há 1 ano quando eu iniciei esse projeto imaginaria que meu portfólio passaria por um stress test tão bruto como o que a pandemia do Coronavírus nos trouxe.

Nesse um ano, meu patrimônio foi do céu, com uma rentabilidade acumulada de 51%, batendo R$ 151 mil, ao inferno, com desvalorização de 35% em um único fucking mês! E eu aguentei psicologicamente muito bem ver o patrimônio dessa forma e me mantive dentro do script planejado.

Hoje, completados 12 meses desde o início do projeto, o patrimônio está cerca de R$ 3 mil abaixo do planejado, com uma rentabilidade anual de 24,4%, o que equivale a uma média 1,83% a.m.. Nada mal! Se isso se mantiver com certa consistência ao longo dos próximos anos, o plano tem tudo para dar certo.

O lado ruim, como já falei nas últimas duas postagens é que em 1 ano a SELIC caiu absurdamente e a taxa de juros do empréstimo continuou estática, o que não me permitiu reduzir o custo dos juros do financiamento do projeto. Vamos ver se nos próximos meses conseguimos ampliar os retornos também nessa frente!

Só tenho a agradecer a todos que têm acompanhado minha trajetória, seja apenas lendo os posts, sejam comentando, identificados ou anonimamente, todos são bem-vindos a testemunhar essa minha "loucura planejada"

O quadro geral do portfólio no mês de agosto foi o seguinte:



Destaques do mês

Os destaques positivos do mês foram as ações da HGTX3 JSLG3 que tiveram +21,73% e +13,21% de valorização. As maiores quedas foram nas ações da SEER3 e BRSR6 com desvalorização de -10,37% e -9,38%.


Não pingou nenhum centavo de dividendos nesse mês.

É possível ver que após um ano de portfólio, algumas ações ainda continuam bastante desvalorizadas, como é o caso da SEER3 (-55,92%) e algumas outras que na média ainda estão com quase 30% de perdas (BRSR6, LEVE3, HGTX3, ALSO3). E, por incrível que pareça, os fundamentos dessas empresas se mantiveram bastante sólidos com a pandemia. Acredito que a recuperação dessas é apenas questão de tempo. Assim que essa nuvem se dissipar, essas ações voltarão a brilhar e acredito que o portfólio ultrapassará facilmente a máxima histórica alcançada antes da pandemia. É de se acompanhar!

O resumo do mês de agosto ficou da seguinte forma:

Total da carteira: R$ 123.923,31 
Total de proventos recebidos: R$ 1.860,87
Saldo devedor do empréstimo: (R$ 92.616,95)
Valor total das parcelas pagas (12 de 96)(R$ 21.000,00)

Grau de alavancagem financeira: 0,75x

Valor líquido da carteira: R$ 12.167,23

Por fim, a planilha de cotas do ilustre Além da Poupança:




Até a próxima postagem!

_______________________________________________________________________________________________________
Informo que não sou analista de investimentos e não tenho qualquer formação ou certificação na área. Este espaço é apenas um blog pessoal. De nenhuma forma esta postagem destina-se a indicar recomendações de compra, venda ou manutenção de qualquer um dos ativos listados ou omitidos. Portanto, não faça operações baseado em informações desta postagem nem de seus comentários. Lembre-se que esta postagem foi feita por uma pessoa comum, assim como você. A responsabilidade pelo resultado de seus investimentos é exclusivamente sua. Então estude, dedique-se e tire suas próprias conclusões. Você tem capacidade para isso.

7 comentários:

  1. Olá Investidor Endividado!

    A tua rentabilidade média não está nada mal! 1,83% a.m tá top!

    O ruim é essa taxa de juros que não acompanhou a queda da selic! não tem nada que você possa fazer para reduzir a taxa? renegociar?

    Abraços!
    https://axelrodcapital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Axe, as únicas opções disponíveis pra mim no banco, até o momento, para renegociar é pegar mais dinheiro emprestado, transformando tudo num único empréstimo ou então alongar o prazo do empréstimo para os 96 meses, pagando o mesmo valor, e recebendo um "troco" de volta, como eles chamam. Mas em suma, isso não vai mudar em absolutamente NADA o CET final do empréstimo.

      Também não sei até que ponto o fato de eu já ter um contrato de crédito vultuoso com o banco faz com que o sistema reconheça que eu não tenha um score de crédito bom (como tinha quando estava com 0 dívidas), e não abaixe mais os juros pra mim por entender que o patamar atual já está razoável em relação ao risco de eu dar um calote no banco.

      Uma coisa que eu percebi foi que meu Serasa Score que antes beirava os 950 pontos despencou para 800 pontos depois do empréstimo, mesmo eu estando em dia com as parcelas. Pelo que o site informa, o fato de você ter um contrato de financiamento ativo faz reduzir sua pontuação de crédito. E talvez isso também influencie na não redução dos juros finais para mim.

      Mas enfim, paciência... Creio que não consiga taxas mais baratas em outro banco por enquanto.

      Excluir
  2. Olá, IE!
    Stress test como este não há igual, que lição esse ano tem nos dado hein... E, por curiosidade, futuramente, tu não pensas em adaptar a estratégia com algum FII com dividendo mensal para meses como esse para pingar algo, ou foge muito da sua linha de planejamento sobre sua carteira?
    E os 12k liquido é um belo número em visto a situação desse ano, seguimos acompanhando, sucesso na caminhada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala One! Então, cara, como a minha ideia pra esse projeto foi focar no potencial de valorização dos ativos para bater o custo de obtenção do capital, acabei por descartar os FIIs, porque com minha renda mensal eu consigo sobreviver e ainda pagar a parcela do empréstimo, então não sinto essa necessidade do "pinga pinga"" mensal, por enquanto. Como eu já disse em algumas outras postagens, essa carteira é apenas um projeto dentro do me portfólio "tradicional", que conta com FIIs além de outras ações com empresas mais sólidas e robustas.

      Excluir
    2. Entendido, Endividado... Foi o que eu imaginei, Sucesso! E estou torcendo aqui para que o bancão ajude a reduzir o juros do seu projeto seguindo a baixa de selic, quem sabe não é...

      Excluir
    3. Você acredita que isso aconteceu nesse mês? Depois de tanto reclamar rsrsrs. No fechamento do mês vou explicar o que aconteceu.

      Excluir
    4. Tarda mas não falha, que notícia boa! Aguardarei, broh!

      Excluir