quinta-feira, 16 de abril de 2020

#07 - Fechamento Março/2020 - R$ 91.947,56 (- 34,82%)



WOW!!! Se no fechamento do mês passado eu iniciei dizendo que fevereiro foi um mês para ser esquecido, esse mês posso dizer que fevereiro foi só o aperitivo da bomba que viria em março. Senhoras e senhores, meu plano e meu psicológico foram postos à sua primeira prova de fogo!


A verdade é que tudo que sobe, desce! E se isso é aplicável às finanças, minha carteira foi a prova disso. Como dá pra perceber, meu patrimônio está muito concentrado em Small Caps e elas se valorizaram bastante ao longo de 2019. Obviamente que quando vem a correção, vem forte, se é que podemos chamar isso de correção. Enquanto a desvalorização do Ibovespa foi de -29,90%, a minha carteira despencou incríveis -34,82%, uma queda que eu não esperava ver tão cedo. A perda desde o topo já chegou a quase R$ 60 mil!!!

Com essa queda, o que aconteceu é que meu plano saiu do positivo e foi para o negativo, numa rentabilidade histórica de -7,9%, o que significa que neste momento eu estou perdendo dinheiro que eu peguei emprestado. Se isso me afetou? Sim, bastante. Me afetou porque no meio do caos, quando a bolsa chegou nos 63 mil pontos tudo que eu conseguia pensar era: E se eu pegasse mais um empréstimo e alavancasse ainda mais a carteira? kkkkkkkkkk. 

Bom, não foi o que eu fiz. Como disse no primeiro post do blog, a decisão de investir alavancado foi feita sob determinadas premissas de forma que eu não me expusesse a um risco que eu não pudesse suportar. Mergulhar ainda mais na alavancagem nesse momento faria com que esse risco fosse além do que eu tolero correr. Portanto, apenas deixei quieto, passei o mês monitorando o patrimônio e olhando as oscilações de maneira bastante tranquila. Não fiz nenhuma alteração na alocação do portfólio e apenas segui o planejamento.


O quadro geral do portfólio no mês de março foi o seguinte:



É possível ver que mesmo com a sangria que tivemos na Bovespa, ainda restaram três ativos no verde ao fim do mês: ENEV3, GBIO33 e CGRA4.


Destaques (negativos) do mês


Para fazer jus ao mês sangrento que tivemos, vou destacar apenas as "estrelinhas vermelhas" do portfólio. JSLG3 foi, de longe, a maior queda do portfólio, com desvalorização recorde de -57,61%. Em seguida veio a TRIS3, caindo -49,79% e com a medalha de bronze vem a SHUL4, amargando -47,28% de desvalorização. Não é fácil ver uma perda de metade do valor de mercado dos seus ativos em tão pouco tempo.


Neste mês foram recebidos proventos no valor de R$ 135,12 em JSCP do Banrisul (BRSR3). Vão ficar na conta da corretora até o próximo rebalanceamento.


No fim das contas foi isso, galera. Mês negativo para todo mundo, mas creio que recuperaremos essas perdas em breve (já recuperei uma parte no momento que escrevo esse post). Sigamos em frente!

O resumo do mês de fevereiro ficou da seguinte forma:

Total da carteira: R$ 91.947,56
Total de proventos recebidos: R$ 940,15
Saldo devedor do empréstimo: (R$ 95.743,74)
Valor total das parcelas pagas (7 de 96)(R$ 12.250,00)

Grau de alavancagem financeira: 1,04x

Valor líquido da carteira: R$ -15.106,03

(Pela primeira vez no negativo, caso eu vendesse todas as ações, ainda precisaria pagar as parcelas do empréstimo por mais 3
 meses)

Por fim, a planilha de cotas do ilustre Além da Poupança:



Até a próxima postagem!

_______________________________________________________________________________________________________
Informo que não sou analista de investimentos e não tenho qualquer formação ou certificação na área. Este espaço é apenas um blog pessoal. De nenhuma forma esta postagem destina-se a indicar recomendações de compra, venda ou manutenção de qualquer um dos ativos listados ou omitidos. Portanto, não faça operações baseado em informações desta postagem nem de seus comentários. Lembre-se que esta postagem foi feita por uma pessoa comum, assim como você. A responsabilidade pelo resultado de seus investimentos é exclusivamente sua. Então estude, dedique-se e tire suas próprias conclusões. Você tem capacidade para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário