domingo, 6 de dezembro de 2020

#15 - Fechamento Novembro/2020 - R$ 135.660,72 (+ 11,49%)

 


BOOM!!! ♫ A carteira disparou, disparou, disparou ♫. Brincadeiras à parte, galera, mas esse ano tem sido muito doido e tivemos a maior rentabilidade do ano nos investimentos nesse mês de novembro. Vem acompanhar mais esse fechamento mensal.


Final do ano chegando, passadas as eleições municipais, com algumas surpresas, parece que a Bolsa decidiu reagir com vigor e disparou no mês. Com isso, a carteira teve uma valorização mensal de  +11,49%, o que foi a maior do ano e a 2ª maior de todo o histórico. Apesar desse aumento grande, a rentabilidade no ano continua no vermelho -4,32%, quem sabe se tivermos um mês de dezembro bom, podemos fechar pelo menos no 0x0 esse ano difícil. Já seria um belo feito.

Em termos de montante, o que se pode perceber é que o patrimônio atual já superou o que estava planejado para esse ano, que seria a marca dos R$ 135k, que já havia sido atingida, antecipadamente, ao final de 2019, mas com a retração ocasionada pelo coronavírus, foi perdida. Vejo como algo positivo o fato de, apesar dos pesares, o portfólio retornou à linha base do meu planejamento, como podem ver nos gráficos.

Como falei na última atualização, meu tempo anda bastante corrido, mas, agora que entramos para o Ranking de Patrimônio da Blogosfera, pensei em fazer uma série de posts sobre os fundamentos por trás da minha estratégia de investimento, que se baseia em uma tese acadêmica, posteriormente transformada em livro: Lifecycle Investing. Esse livrou mudou minha forma de ver meus investimentos e me fez abrir uma terceira estratégia de investimentos, baseada na chamada "diversificação temporal", ou, em breve síntese, tentar expor o máximo de patrimônio possível ao máximo de tempo possível de mercado, com vistas à aumentar a probabilidade de multiplicação do seu capital. Caso vocês tenham interesse em ler sobre isso, deixem nos comentários que eu tentarei abordar em posts mais detalhados.

O livro que mudou minha vida
O livro que mudou minha trajetória


Creio que esse será o último post do ano no nosso blog, já que a atualização de dezembro ficará para janeiro, muito provavelmente. Então gostaria de desejar a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Se cuidem, cuidem das suas famílias, que em 2021 teremos a vacina desse Coronavírus e nos veremos livres desse vírus maldito que tanto caos trouxe ao mundo esse ano. Espero que possamos em breve estar comemorando a retomada à vida normal. Forte abraço do Investidor Endividado! Nos vemos em 2021.


O quadro geral do portfólio no mês de novembro foi o seguinte:



Destaques do mês

O mês foi tão bom que não tive nenhuma ação que desvalorizou, apenas subidas. Os destaques positivos do mês foram as ações da SCAR3, TGMA3 ALSO3 que tiveram +34%, +27%  e +12% de valorização.

Neste mês foram recebidos proventos no valor de R$ 74,95 em Dividendos e JSCP da Tegma (TGMA3) e R$ 70,74 em JSCP da Hering (HGTX3). Ficarão na conta da corretora por ora.

O resumo do mês de novembro ficou da seguinte forma:

Total da carteira: R$ 135.660,72 
Total de proventos recebidos: R$ 2.694,16
Saldo devedor do empréstimo: (R$ 90.650,16)
Valor total das parcelas pagas (15 de 96)(R$ 26.250)

Grau de alavancagem financeira: 0,66x

Valor líquido da carteira: R$ 21.454,72




Valor de uma carteira tradicional: R$ 29.339,35


Por fim, a planilha de cotas do ilustre Além da Poupança:




Até o próximo ano!

_______________________________________________________________________________________________________
Informo que não sou analista de investimentos e não tenho qualquer formação ou certificação na área. Este espaço é apenas um blog pessoal. De nenhuma forma esta postagem destina-se a indicar recomendações de compra, venda ou manutenção de qualquer um dos ativos listados ou omitidos. Portanto, não faça operações baseado em informações desta postagem nem de seus comentários. Lembre-se que esta postagem foi feita por uma pessoa comum, assim como você. A responsabilidade pelo resultado de seus investimentos é exclusivamente sua. Então estude, dedique-se e tire suas próprias conclusões. Você tem capacidade para isso.

3 comentários:

  1. Conte-nos sobre o livro, IE! Dará um ótimo post, meu amigo!

    2020 terminando bem pra bolsa hein, quem diria isso nesse ano maluco... Belo fechamento e feliz natal, meu brother!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, One! Vou preparar sim o post. Pode deixar. Cadê as postagens novas do seu blog? Andou dando uma parada também? Feliz Natal pra você e sua família!

      Excluir
    2. Começo de mês é sempre uma correria pra mim, mas logo vou escrever lá também, tenho de contar as boas novas sobre a URBE ME que pagou certinho, atualizar as continhas do forex e a minha carteira...

      Mas é uma correria boa, só agradecer, e obrigado por perguntar hein!

      Excluir